Três rituais infalíveis pra cuidar bem da sua barba

por Samuel Tonin maio 23, 2018

Quando você finamente deixa a barba crescer e começa a cuidar bem dela, uma das primeiras coisas que muda é o seu ritual. Já não basta só jogar aquela água na cara e dar uma ajeitada no cabelo e tudo bem com o visual.

Agora você tem uma barba pedindo cuidados e, se você não cuidar direito, ela vai se revoltar, meu amigo!

Mas a boa notícia é que não precisa muito esforço pra deixá-la macia, hidratada e de bem com o seu rosto.

É importante entender que cada barba é única. Por isso, o legal é você experimentar até descobrir aquela rotina que funciona melhor pra você. Em pouco tempo cuidar direito da sua barba será tão natural quanto escovar os dentes.

E pra dar uma força, separei aqui três rituais que, pelo menos pra mim, são infalíveis:


Atrasadão de manhã

Barbudo atrasado quebrando o despertador

Nesses dias, o foco é ter a barba limpa e hidratada, sem tempo a perder. São dois passos apenas:

  1. Shampoo + Condicionador de Barba: assim que entrar no banho já lave o rosto com o shampoo de barba e, em seguida, a aplique o condicionador. Deixe o condicionador agir enquanto você lava todo o resto e só o enxágue no final. Este tempo do condicionador em contato com a barba faz toda diferença.
  2. Balm ou Óleo de Barba: tanto o Balm quanto o Óleo são ótimos hidratantes sem enxágue. Se sua barba é mais longa ou ressecada, vai de Óleo. Ele hidrata e cria um filme protetor em torno dos fios que evita o ressecamento ao longo do dia.


Serviço completo pra começar o dia confiante

Barbudo confiante

Estes são os dias em que aproveito pra raspar o pescoço, dar aquela delineada na barba e tirar a cara de náufrago. E mesmo assim é bem simples:

  1. Shampoo + Condicionador de Barba: primeira coisa a se fazer no banho. E enquanto você deixa o condicionador agir na barba…
  2. Esfoliante de Rosto: passe o esfoliante mas maçãs do rosto, nariz, testa e pescoço. Ele limpa profundamente, desobstrui os poros e evita aqueles pelos encravados. Perfeito pra usar antes de fazer a barba. Quando enxaguar, aproveite e já enxágue também o condicionador da barba.
  3. Gel de Barbear: saindo do banho aproveite o rosto ainda quente e use o Gel de Barbear pra raspar o pescoço e as áreas do rosto que estiverem com pelos a mais. O bacana é que ele é transparente e dá pra raspar sem o perigo de tirar o que não deve. A sua barba agradece.
  4. Balm de Barba: além de um hidratante para os pelos, o Balm é um excelente pós-barba com propriedades calmantes e cicatrizantes. Use no rosto inteiro, até na testa se quiser. Refresca até a alma.
  5. Óleo de Barba: pra fechar, aquelas gotinhas de Óleo de Barba que deixam a barba bem hidratada e evitam que ela resseque durante o dia. E se você tem um bigodão ou a barba amanheceu rebelde, pode acrescentar aí, por último…
  6. Cera de Bigode / Modelador de Barba: a cera evita que os fios do bigode entrem na boca, dando um visual mais alinhado. E o Modelador bota aqueles fios rebeldes da barba no lugar sem deixá-los duros. A barba fica alinhada, com volume controlado e um aspecto bem natural.


Barba que dorme hidratada acorda feliz

Barbudo meditando de manhã, feliz da vida.

Se a sua barba é como a minha que acorda ressecada pra caramba, de mal com a vida, descobri recentemente um truque que tem me ajudado bastante:

  1. Balm de Barba antes de cair na cama: o Balm tem uma textura muito leve e que é absorvida rapidamente sem deixar o rosto nem os fios engordurados. Por isso ele pode ser usado logo antes de dormir. O aroma é leve e dá aquela sensação de limpeza gostosa na hora de deitar. E ele protege contra o ressecamento, ainda mais se você dorme com o ar condicionado ligado no talo. Experimenta e me fala!

Estes são 3 rituais que eu costumo fazer com a minha barba que é longa e ressecada.

Qual o seu ritual? Divide com a gente aí nos comentários! 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

Autor



Visualizar o artigo completo

Saiba quais os produtos para barba mais indicados pra você
Saiba quais os produtos para barba mais indicados pra você

por Samuel Tonin novembro 08, 2018 0 Comentários

Cuidar da barba diariamente não tem muito segredo. Bastam alguns cuidados para ficar com a barba mais hidratada, com brilho e sem ressecar. Só que na hora de escolher quais os melhores produtos para sua barba, podem surgir algumas dúvidas.

Aqui vão algumas dicas para você escolher a combinação certa pra você.

Visualizar o artigo completo →

Um guia para barbudos de primeira viagem
Um guia para barbudos de primeira viagem

por Samuel Tonin novembro 05, 2018 0 Comentários

Cultivar uma barba é um compromisso que demanda dedicação e uma boa dose de paciência, principalmente pra passar das primeiras semanas que é quando podem surgir alguns dos obstáculos mais comuns como irritação, coceira e pelos encravados.

E aqui tem alguns cuidados essenciais que são uma mão na roda para a maioria dos casos.

Visualizar o artigo completo →

Como cuidar da barba branca
Como cuidar da barba branca

por Samuel Tonin novembro 01, 2018 0 Comentários

Quando a barba branca chega, não tem jeito, amigo. Ela vem com tudo. Em algumas pessoas pode demorar. Em outras pode chegar bem cedo. Um fio aqui, outro ali, de repente toda uma área dominada te transformando num barbudo grisalho.

Uma coisa é certa: a barba branca tem seu charme e deve ser assumida com todo o respeito que ela merece.

Visualizar o artigo completo →