Um guia para barbudos de primeira viagem

por Samuel Tonin novembro 05, 2018

Se você está começando agora o seu projeto barbudão ou já tentou algumas vezes deixar a barba crescer mas desistiu no meio do caminho por conta de coceira ou irritação, este post é pra você!

Cultivar uma barba é um compromisso que demanda dedicação e uma boa dose de paciência, principalmente pra passar das primeiras semanas, que é quando podem surgir alguns dos obstáculos mais comuns como irritação, coceira e pelos encravados.

O que aprendi depois de várias tentativas pra deixar a barba grande é que ter o cuidado adequado desde o primeiro dia pode fazer toda diferença.

Primeiro, é importante lembrar que não existe uma receita pronta. Cada barba é única e tem seu tempo para se desenvolver. Por isso cada barbudo pode passar por obstáculos diferentes no início. Mas tem alguns cuidados essenciais que são uma mão na roda para a maioria dos casos. Vamos lá:


Rosto limpo. Barba saudável.

Manter o rosto sempre limpo e com os poros desobstruídos é o básico pra uma barba crescer saudável.

Barbudo lavando o rosto

Só tome cuidado com o tipo de sabonete ou shampoo que você usa no rosto. Sabonetes e shampoos convencionais costumam remover a hidratação natural da pele e assim a barba pode crescer ressecada e arranhar com mais frequência.

Por isso é importante usar um shampoo ou sabonete que sejam específicos para o rosto.


Passo 1: Lavar bem o rosto
Frequência: Diariamente
O que usar: Shampoo específico para barba
Resultado: Evita o ressecamento dos fios



Dica: O Shampoo Sobrebarba foi criado com essa finalidade, feito com extrato de Chá Verde (estimulante natural), Malva (que mantém a umidade e o brilho dos fios que vão nascendo) e Óleo de Calêndula (tonifica e restaura a pele). A fórmula foi regulada especialmente para deixar a pele limpa e bem cuidada, ideal para uma barba crescer saudável desde o início.

Shampoo de Barba Sobrebarba


Vença a fase da coceira e irritação

Quando raspamos a barba, a lâmina corta os fios rentes ao rosto. E quando eles começam a crescer, a ponta é justamente a parte mais grossa. Quem tem pele sensível pode ter um problemão de irritação nessa hora. E mesmo quem não tem a pele tão sensível ainda pode sofrer com coceira quando a ponta dos fios cresce a ponto de encostar novamente no rosto.

Barba coçando

Nesta etapa, é importante manter tanto o rosto quanto a barba bem hidratados.

Uma dica é usar um Balm hidratante todos os dias, logo após lavar o rosto. De preferência logo de manhã e à noite, desde o primeiro dia do cultivo da barba.


Passo 2: Hidratar
Frequência: 1 a 2 vezes/dia
O que usar: Balm hidratante
Resultado: Evita coceira e irritação


Dica: O Balm Sobrebarba foi criado justamente para quem está começando a cultivar uma barba e tem dificuldades de passar das primeiras semanas. Ele tem uma textura bem mais leve e refrescante que os balms amanteigados porque é feito com Extrato de Algas Marinhas e Aloe Vera - que têm propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Não é à toa que ele é o preferido de muitos barbeiros que o usam como pós-barba. A fórmula tem também Óleo de Melaleuca, ideal pra evitar coceira e irritação típicas dessa fase inicial; e Óleo de Andiroba que mantém os fios hidratados enquanto crescem.

Balm de Barba


Caminho livre pra barba crescer

Um problema também comum em quem está começando são os pelos encravados. E uma solução simples é usar um esfoliante para desobstruir os poros e deixar o caminho livre pra que a barba cresça sem inflamação.

Um bom esfoliante facial remove as células mortas e promove a renovação das células, mas veja bem a formulação. Muitos esfoliantes no mercado são feitos com microesferas plásticas não biodegradáveis. Prefira os naturais.


Passo 3: Esfoliação
Frequência: 1 a 2 vezes/semana
O que usar: Esfoliante facial
Resultado: Evita pelos encravados e deixa o caminho livre pra barba crescer



Dica: Depois de muitos testes feitos com barbudos, estamos pra lançar o Esfoliante Facial Sobrebarba, feito só com ingredientes naturais de origem vegetal. A esfoliação é feita com sementes de damasco trituradas que têm ação adstringente e antioxidante. Além disso ele tem Vitamina E e Melaleuca que removem a sensação de ressecamento! Fica ligado que a gente está correndo aqui pra lançar o esfoliante ainda em Dezembro!


Com a barba grande vem uma grande responsabilidade

Seguindo os três passos acima é bem possível que você passe pela etapa inicial de ter um barbão. E à medida em que a barba cresce você vai precisar mudar alguns cuidados.

A limpeza continua com o shampoo de barba diariamente e você pode acrescentar o Condicionador de Barba logo em seguida. Ele sela as escamas dos fios da barba e dá mais maciez e controle aos fios.

Você também vai perceber que quanto mais longa a barba, mais ela vai se distanciando da hidratação natural da pele e pode ressecar com mais facilidade ao longo do dia. É aí que entra o Óleo de Barba. Ele hidrata e cria um filme protetor que evita este ressecamento dos fios. Para saber mais sobre o Óleo de Barba e seus benefícios, tem esse outro post aqui no blog.

Aparar com frequência também é essencial. Mesmo que você queira deixar a barba cada vez maior: os fios crescem em velocidades diferentes e a barba pode ficar com um aspecto desgrenhado com uns fios mais longos que os outros. Aqui tem um post que falo mais sobre como este cuidado é importante.

E você? Tem mais alguma dica pra um barbudo de primeira viagem? Divide aí com a gente nos comentários! 👇

Barba crescendo





Samuel Tonin
Samuel Tonin

Autor



Visualizar o artigo completo

Saiba quais os produtos para barba mais indicados pra você
Saiba quais os produtos para barba mais indicados pra você

por Samuel Tonin novembro 08, 2018 0 Comentários

Cuidar da barba diariamente não tem muito segredo. Bastam alguns cuidados para ficar com a barba mais hidratada, com brilho e sem ressecar. Só que na hora de escolher quais os melhores produtos para sua barba, podem surgir algumas dúvidas.

Aqui vão algumas dicas para você escolher a combinação certa pra você.

Visualizar o artigo completo →

Como cuidar da barba branca
Como cuidar da barba branca

por Samuel Tonin novembro 01, 2018 0 Comentários

Quando a barba branca chega, não tem jeito, amigo. Ela vem com tudo. Em algumas pessoas pode demorar. Em outras pode chegar bem cedo. Um fio aqui, outro ali, de repente toda uma área dominada te transformando num barbudo grisalho.

Uma coisa é certa: a barba branca tem seu charme e deve ser assumida com todo o respeito que ela merece.

Visualizar o artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin outubro 24, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Visualizar o artigo completo →